Câmara aprova projeto voltado aos portadores do autismo

Proposta visa a ampla divulgação e conscientização da população sobre o tema
Câmara aprova projeto voltado aos portadores do autismo

Por: Assessoria gabinete Igor Oliveira - Foto: Allan S. Ribeiro

O plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (10), o Projeto de Lei dos vereadores Luciano Mega (PDT) e Igor Oliveira (MDB) para que estabelecimentos privados, comerciais, prestadores de serviços, agências, postos bancários e órgãos e/ou repartições púbicas do município insiram nas placas, sinalizações ou indicativos de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta visa a “ampla divulgação e conscientização da população sobre o tema, uma vez que familiares e acompanhantes de pessoas com transtorno do espectro autista, geralmente, desconhecem o direito de integrarem as filas preferenciais” -  diz o projeto.

“Sobre a aprovação do Projeto na noite de ontem, fico muito feliz que a Casa de Leis venha tendo esse olhar diferenciado para as pessoas que mais precisam. Projeto aprovado por unanimidade, ainda temos outros passos a serem dados no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência, mas estamos no caminho certo. Agradeço aos nobres colegas vereadores, a Dra. Samira Andraos da OAB e Dra. Lilian Nakashima pediatra que trabalha com crianças com espectro autista, agradecer a Comissão Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a tantos outros colegas e parceiros que estão nessa luta” - Luciano Mega.

Segundo a ONU, que estabeleceu 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização da síndrome, há cerca de 70 milhões de autistas no mundo. No Brasil, não há estatísticas oficiais, mas estima-se que 2 milhões de pessoas possuam autismo.

A discussão em torno do autismo cresce a cada dia. Por isso é importante também fomentarmos a conscientização, o esclarecimento e a discussão da população em geral sobre a existência do transtorno do espectro autista, assegurando o respeito e o tratamento adequado para todos, sem distinção – disse Igor.

O autismo é considerado um problema psiquiátrico e costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Apesar de apresentar o desenvolvimento físico normal, os autistas possuem grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas, como se vivessem em um mundo isolado.

O símbolo

A fita de conscientização (utilizada também por outras causas, mas em cores diferentes), tem muita simbologia. Além de trazer o quebra cabeça, suas peças, são em cores diferentes e isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes significam a esperança em relação aos tratamentos e a conscientização da sociedade em geral.